Procura por cursos técnicos cresce no Brasil

Postado em 22/12/2014

Procura por cursos técnicos cresce no Brasil

A busca por qualificação e especialização em curto prazo é atrativa. 

Dados do Censo da Educação Superior de 2012 mostram que o número de matrículas nos cursos tecnológicos cresceu 8,5% em relação ao ano anterior. Com essa escalada, esse tipo de ensino representava, em 2012, 13,5% das matrículas na educação superior.

A busca por qualificação e especialização vinculada ao ensino superior a ser concluído em curto prazo é destacada por especialistas como um dos atrativos dessa modalidade de ensino. 

Em sua dissertação de mestrado, Roberto Dias, especialista em Administração e docente do UniÍtalo, localizada em São Paulo, identificou que a formação qualificada é procurada por estudantes principalmente para concorrer a melhores vagas no mercado de trabalho. E isso impulsiona o crescimento da área. 

— Os cursos tecnológicos atendem às necessidades dos profissionais em busca de qualificação rápida. A prática de mercado e a formação de nível superior com duração de dois anos também são fatores relevantes, esclarece Dias.

Apesar de criticada por educadores mais próximos da atuação acadêmica, a especialização direcionada ao mercado é numa estratégia das instituições de ensino técnico.

Para o reitor da UniÍtalo, Marcos Antonio Cascino, um curso superior tecnológico não é restrito, podendo ser aprofundado em outra graduação ou pós-graduação.

— O importante é que a escolha esteja de acordo com os objetivos do estudante, de que ele esteja ciente das habilidades que precisa desenvolver e da área em que pretende atuar ou empreender, diz. 

 

 

Outras Notícias

 

Cursos técnicos facilitam o acesso ao mercado de trabalho
Postado em 24/05/2016

O estudante que cursa o ensino básico pode, ao mesmo tempo, frequentar os cursos técnicos e profissionais oferecidos a partir do segundo ano do ensino médio. Quem já possui o diploma de nível médio também.

São três modalidade...
leia mais »

Nossos parceiros
Postado em 24/05/2016

Confira nossos parceiros. Para melhor atender nossos alunos, buscamos os melhoras instituições de formação profissional para você se incluir no mercado de trabalho.

leia mais »